São completamente desconhecidos em Portugal os factos referidos neste livro: Os Filhos Esquecidos do Império.
Existem, no Oriente, várias comunidades que se consideram e são consideradas portuguesas, porque constituídas por católicos luso-descendentres. Algumas sofreram a perseguição por isso, no Tsunami uma delas foi exterminada, facto muito noticiado no Oriente e ignorado em Portugal, só preocupado com o menino que foi encontrado com uma camisola da seleção portuguesa...
Muitas dessas pessoas não sabem onde fica Portugal nem sabem falar português, mas comovem-se e até choram quando vêm um português "verdadeiro".
Eles também são verdadeiros portugueses, apesar de nós os consideramos chineses, indonésios, malaqueiros, etc.
O autor do livro, Joaquim Magalhães de Castro, um viajante, acompanhará e guiará algumas viagens a esses locais, através da agência de viagens Jade Travel. Viagens sempre diferentes, nunca repetidas, com início no próximo ano.
Há pequenos momentos que nos enriquecem por dentro.
Há pequenos e grandes momentos que nos fazem sentir orgulho na aventura portuguesa de existir e de se expandir pelo mundo.
O lançamento deste livro foi, para mim, um desses pequenos momentos. Que me fez imaginar outras vidas, tão estranhas e tão próximas, como se as pudesse tocar só de as evocar.
Conto mais quando tiver lido mais.
2 comentários:
Estou à espera de mais informação.
Muito bem como sempre Amiga Graciete.Parabéns !
Estou à espera da Feira do Livro no Algarve , para o comprar.
Bjs ventosos
Rosarinho Rodrigues
Enviar um comentário