segunda-feira, outubro 02, 2006

Tia Aurora - Ó Nadinha!

Hoje, por acaso, encontrei a Dona Aurora, a senhora que me limpa muito bem a casa e que me passa a ferro a roupa. Eu até tive que lhe pedir que não passasse a roupa tão bem, porque eu tenho um estilo “négligé”,  enfim…
E ela disse-me:
- Ó Nadinha, a sua vizinha aqui do lado morreu?
- Bem, não sei, D. Aurora…
- Porque o cãozinho já não está na varanda…
- Ah, eu outro dia vi na varanda dois homens, e o cão…
- Pois, deviam ser os filhos, e o cão, coitadinho, deve ter sido levado…
- Ah, pois!
- Ó menina, então e aqueles ali?
- De quais?
- Havia ali uma família, e um triciclo na varanda, não se lembra?
- Ah, pois!
- Mas já há uns meses que está tudo fechado e a casa até parece abandonada.
- Qual casa?
- Aquela, ali, não vê?
- Esta?
- Não, aquela ali, vê?

A D. Aurora teve até hoje uma vida muito tremenda, mas não tem qualquer vestígio de desconfiança ou desilusão. E presta atenção a muitas coisas, nesta cidade, enquanto passa a ferro a minha roupa “négligée”.
Teve uma vida horrenda, mas não se queixa. Queixar-se de quê?
O espectáculo do mundo é tão demasiado vário, só quem não quer vê-lo!
Ó Carlota, não se ria, cale-se. Que sabe você do espectáculo do mundo visto da minha janela? E que nem eu vejo?

Sem comentários: