terça-feira, julho 05, 2011

Heroismo e miséria na América





Sabemos que os americanos impingem para todo o mundo o grande heroísmo dos seus militares, que tanto apreciam, ao contrário de nós, portugueses, que somos agora pouco bélicos e não gostamos nada desse tipo de gente... voluntários para a guerra? Só obrigados e mesmo assim, fugindo. Não é uma atitude recente, os homens portugueses sempre foram arrebanhados contra a sua vontade, o que é amplamente documentado na nossa literatura de diversas épocas.
O que não sabemos, talvez, é o seguinte: no site de solidariedade www.thehungersite.com é possível dar dinheiro para várias causas sem custos para nós, através de patrocínios. É só clicar. Recentemente, foram acrescentadas mais causas. 
Uma delas é a dos veteranos de guerra americanos. 
Pedem ajuda para os veteranos e suas famílias, pois, entre 12 e 16 por cento dos sem-abrigo, nos Estados Unidos da América, são veteranos de guerra. O site elogia-os muito. Creio que ficaram sem-abrigo com  acrise dos subprime, pois a miséria é bem pior nos Estados Unidos do que aqui e agora.
Realmente, se apreciam tanto os seus heróis, por que não os protegem? Provavelmente têm dificuldade em se adaptar à realidade quotidiana.
Bem, se os heróis se habituam a partir tudo, a destruir tudo, a partir a loiça toda, que deve ser a parte gira da guerra... para quem goste... a matar aquele tipo que chateou... etc... nem me atrevo a continuar...


VER AQUI

(Thank you for clicking! Your click helped a homeless and hungry veteran get a free meal.)

2 comentários:

jose vieira mesquita disse...

Não deixa de ser inquietante pensar no desgraçado destino desses veteranos de guerra. Não podemos, porém, pensar em extrapolações pois nem as guerras são parecidas (lembro o Vietenam ou a nossa Guerra Colonial)nem as sociedades se podem conjugar.
Na América tudo é permitido até a extrema miséria ...etiologias de uma nação(?).

Nadinha disse...

Pedem-lhes tudo, mas não lhes dão nada. É uma sociedade esquisofrénica.