segunda-feira, julho 18, 2011

Morabeza







Posted by Picasa
Alguns fizeram comentários, no blogue e no Facebook, dizendo que tinham saudades do Mindelo, o que me surpreendeu a princípio, pois não são de cá.
Compreendo agora que qualquer um que conheça esta terra e estas gentes poderá vir a ter saudades.
É uma gente simpática, calma e delicada.
É a Morabeza: vejo, na nota do livro que ando a ler, o seu significado. Substantivo correspondente ao adjectivo morabi, que significa amável, amorável, hospitaleiro, simpático (em crioulo).

Se entramos numa loja e ficamos à espera que nos atendam, eles também ficam à espera que digamos alguma coisa, por tempo indefinido.
O que não dá é para pedir informações a qualquer um, até porque muitos não falam português, embora os jovens já tenham tantos estudos como os jovens portugueses. Pergunto a uma menina do café, mostrando-lhe um mapa, se é possível ir ao Ilhéu dos Pássaros.
- Podes.
- Como é que se vai?
- De táxi.
- De táxi? Mas é uma ilha. No mar!
- Vais de táxi até ali - apontando no mapa - e depois sobes.
Fiquei na mesma, o que aconteceu muitas vezes. Afinal, para ir à dita ilha, era preciso pedir autorização à capitania do porto, era muito complicado.

(Na segunda foto, são todas do Mindelo, vê-se uma réplica da nossa Torre de Belém. Um mamarracho. A última é do Palácio do Governo).

Sem comentários: