quarta-feira, março 31, 2010

O Mar

O Tema central do Terra Imunda é, obviamente, o mar,
como já todos tinham percebido...


Eu sou tão pouco saudosista, que raramente acho graça às coisas antigas. Gosto do futuro e não do passado. Mas, ao ouvir esta música, recordei sensações que não me lembro de ter tido, ou melhor, que não tinha há tanto tempo, que já nem me lembrava delas.
É o que Fernando Pessoa chamaria "sensações do universo interior". Neste caso, uma tristeza que vem do corpo e do tempo.
Durante a maior parte da minha vida, senti-me exilada no tempo: exilada no passado, sabendo que o meu lugar era no futuro. Isso provocava-me a angústia de não saber se algum dia chegaria a esse futuro.

Ainda não cheguei, felizmente.


terça-feira, março 30, 2010

O Amor

"Se você pode amar a si mesmo com todas as suas imperfeições, você será capaz de amar os outros seres humanos com todas as suas imperfeições."

segunda-feira, março 29, 2010

Citando outro Blogue

Aqui está um muito interessante artigo, chamado "Ach Portugal" no Blogue

Vale a pena ler.

PS.: É sempre uma alegria ver que tenho mais seguidores nos blogues, mas foi uma grande surpresa e grande alegria ter como seguidor o Blogue de Osho, que nem conhecia.
Gosto muito de Osho, por isso, vão vê-lo. É um místico oriental moderno.

sábado, março 27, 2010

Hora da Terra 2010

Aqui está uma boa mensagem. Vamos desligar a electricidade durante uma hora hoje à noite para nos lembrarmos da terra.
Da última vez que fiquei sem luz, achei engraçado ler um livro à luz da vela. Podemos fazer isso hoje, como não está frio, não é preciso aquecimento nenhum.

Afinal, não fazer nada é fácil e neste caso, basta não acender as luzes.
Das 20:30 às 21:30.
Se não conhecem o World Wild Fund, que promoveu isto, ver aqui
http://www.wwf.pt/

É um acontecimento mundial, mas só o pode ver quem tiver televisor a pilhas. LOL.

terça-feira, março 23, 2010

Exposição de pintura de João Cristóvão




Foi inaugurada, dia 18 de Março de 2010, uma exposição de pintura de João Cristóvão.
O artista enfatiza a beleza da mulher, sugerindo as infinitas histórias do feminino.
A mulher destaca-se na sua obra como protagonista, contrastando com um universo pardacento.

Ver aqui o blogue de João Cristóvão




Também é possível encontrar AQUI uma exposição mais recente, no Facebook.

domingo, março 21, 2010

O Esplendor da Primavera

Fiquei em casa a ver pela televisão a corrida na ponte e a morrer de inveja.
Recordo e imagino as sensações de esplendor, muitas sensações físicas, algumas mentais, que costumo ter quando vou, e sobretudo uma plenitude que me deixa em paz com tudo e com todos.
Estava um pouquinho lesionada, com um nadinha de rinite... disparate! Passava tudo, se tivesse ido. Ficava logo óptima!
No dia da corrida está sempre muito bom tempo, mesmo se nas vésperas esteve mau.
E hoje começa a Primavera. Uma das Primaveras mais desejadas por toda a gente de que tenho memória, embora sejam todas elas muito desejadas.

Feliz Primavera para vocês, onde quer que estejam... incluindo o Brasil, pois a Primavera pode ser uma estação interior.

quarta-feira, março 17, 2010

O pior aluno


"Em 1969, o indiano Shiv Pappu Charan fez uma promessa à namorada: assim que ele conseguisse formar-se numa escola para adultos já poderiam casar-se. Na última semana, aos 74 anos, foi ver as pautas das notas e descobriu que tinha chumbado pela 38ª vez!"
(Notícia de vários jornais, em vários países)

E que tal aprender português e inscrever-se nas novas oportunidades? Mas... não... o senhor teve 3,4 na sua própria língua (na escala de 1 a 10)e foi a melhor nota que teve na vida. Parece que há muitas pessoas que se deslocam a esta terra, de propósito para assistirem aos seus exames.

terça-feira, março 16, 2010

Eduquês

As pessoas que se dedicam muito à Pedagogia fazem afirmações e tiram conclusões que parecem ser de atrasadas mentais.
Vinha no jornais, um destes dias, a afirmação de que o facto de haver alunos reprovados por faltas não os torna (a esses alunos) menos absentistas. Pois não. Torna é os outros mais cumpridores.
Também dizem que um estudante não ganha nada em reprovar o ano. Alguém pensou que ganhava?
O que se pensa é que deveria haver mais ensino e mais exigência. Se há estudantes que reprovam por faltas ou por notas, que vão às aulas, que estudem ou que mudem para cursos mais fáceis.

Todos acham disparatadas as formulações do Eduquês, desde os professores experientes até às pessoas que nunca antes tinham pensado no assunto.
Esta gente tira mestrados e doutoramentos em eduquês e fica a falar para as paredes... ninguém os percebe, nem tenta.

sábado, março 13, 2010

E sei outro ninho...




O outro ninho que eu sei é este. Mas estas fitas brancas, o que serão? Poluição? Fazem parte do ninho? Com esta dúvida, não o coloquei no blogue Escrevedoiros, onde só cabem coisas bonitas, mesmo que sejam tristes. (Ver o ninho que lá está).
Uma das fitas tem uns dizeres.
Interesso-me por tantas coisas, que é impossível perceber muito de todas. Gosto de pássaros, mas não me interesso assim muito por biologia, ou assim... Talvez as minhas jovens amigas que estudam veterinária... mas a veterinária pouco se importa com os animais selvagens... ou vadios.

Plantar Árvores



Acreditam que isto fica no centro de Lisboa? Que é uma das entradas desta cidade? Uma das principais: para quem vem da ponte 25 de Abril, ou do mar.
Era aqui que ficava o tremendo bairro da lata do Casal Ventoso, uma habitação tão degradada, também do ponto de vista social e moral, que nem a polícia lá entrava. Ninguém agradeceu nem agradece ao Presidente da Câmara que acabou com ele, colocando as pessoas em apartamentos... (João Soares) mas isso são outras águas.

Os pobres são pobres, mas não são parvos, escolhiam sítios magníficos para fazerem as suas choupanas de madeira e lata. Com vista milionária e no centro. A natureza toma conta de tudo, fazendo esquecer o que existiu, talvez para sempre...

A associação Plantar Uma Árvore organizou este evento: cada pessoa plantaria 2 árvores. Como estou com uma distensão muscular no ombro provocada pela natação, fui lá dar apoio moral, mas a terra estava tão mole e macia por causa da chuva, que lá plantei as minhas duas árvores. Com bastante ajuda...
Que manhã de quase Primavera tão bem passada!

sexta-feira, março 12, 2010

Violência Escolar

Conheço uma professora que está a ficar surda, num processo progressivo. Alguns alunos massacravam-na, gozavam-na, sabendo embora que ela estava nessa situação desesperante. Havia um em particular... o tipo de pessoa que gosta de torturar as outras. A mãe dele é uma querida. (A professora não conseguiu continuar a dar aulas)

Temos tendência para pensar que, se um estudante é mau e malcriado e agressivo, isso é porque tem problemas. Com esta desculpa, os professores, o regime, perdoa-lhe tudo. São normalmente problemas familiares, mas digam-me vocês:
Quando um rapaz ou uma rapariga têm um feitio insuportável, tremendamente egocêntrico, insensível aos outros, será possível que uma criatura assim não tenha problemas familiares? Só se o resto da família for constituída por santos...

Não acho mesmo nada que todas as pessoas egoístas e perversas sejam o fruto de grandes dificuldades. São muitas vezes, pelo contrário, o efeito de uma grande abnegação dos pais, que só vêm aquilo, sobretudo quando é filho/a único/a. Uso preferencialmente o masculino, porque são normalmente os rapazes a ter estas atitudes.

segunda-feira, março 08, 2010

Dia da Mulher


Para celebrar o Dia da Mulher, desejo a todas as mulheres que se renovem com a Primavera, por se lembrarem que são também seres da natureza.
Que a renovação seja interior e exterior, um renascimento!

domingo, março 07, 2010

Missa Dominical

Aos sábados e domingos de manhã, gosto às vezes de ver a televisão italiana.
Liguei a RAI Uno e estava a dar missa. São às vezes missas lindíssimas em igrejas magníficas, mas eu não estava com paciência e liguei a RTP1. Estava a dar missa. Na homilia.
De repente, a minha atenção é arrebatada pelo discurso do padre, dirigindo-se aos crentes e aos descrentes. Estes descrentes serão os que vêem a missa pela televisão, ou os que frequentam assiduamente a igreja?
A todos incentivava e preocuparem-se com os principais problemas sociais e políticos do país, citando jornais e, de forma não demasiado indirecta, criticava a actual falta de honestidade gritante.
Não o reconheci a princípio, nem reparei no solidéu, mas não desliguei para ver o nome do padre: D. Januário.
O modo como dizia as palavras das orações era tão veemente e convincente como se fosse a primeira vez que dizia missa, ao ponto de parecer que usava rezas diferentes. As que eram realmente diferentes também se referiam à situação sócio-política.
Ainda temos gente nas cúpulas deste país!

sábado, março 06, 2010

Chinês

Cerca de 63 por cento dos portugueses toleram a corrupção desde que produza efeitos benéficos para a população em geral

Li esta notícia no Público. Que os portugueses são tolerantes com a corrupção, é importante que se saiba e é importante discutir-se este assunto. Mas o que é isso de ela ter efeitos benéficos para a população em geral?!!!

Já tenho ouvido pessoas que protestam veementemente contra os corruptos e depois acrescentam:"Eu, se estivesse no lugar deles, fazia o mesmo."
E estas pessoas nunca consideram sequer a hipótese de a pessoa estar inocente...

quarta-feira, março 03, 2010

Provérbios sobre o tempo - A Senhora das Candeias

Fiquei a saber hoje um novo provérbio ou ditado popular, que também é uma previsão do tempo (já tenho alguns por aí neste blogue, que também prevêem o tempo).
São três versões, a primeira foi a que ouvi, as outras tirei-as da net.
«Se a Senhora das Candeias chorar, está o Inverno a passar; se está a rir, está o Inverno para vir.»
«Quando a candelária chora, o Inverno já está fora. Quando a candelária rir, o Inverno está para vir.»
«Se a candeia rir, está o Inverno para vir; se a candeia chora, o Inverno está para fora.»
A ideia é esta: se está sol nos dia da Senhora das Candeias, dois de Fevereiro, vem aí mau tempo, se chover, então já acabou o Inverno.

Confesso que tenho sempre a impressão de que o que estes ditados dizem, tanto pode ser assim como ao contrário... o importante é fazer-nos lembrar ou saber que está tudo normal... que o tempo não mudou, ao contrário do que se diz.
Ora o grande drama é que esteve um tempo óptimo na Candelária, logo...

O meu avô também tinha uma previsão do tempo para o ano inteiro, baseado no tempo que fazia em certos dias, em que cada dia correspondia a um mês. Talvez os primeiros dias de Janeiro, mas não garanto que fossem esses. Enfim...

segunda-feira, março 01, 2010

Amarula: "um grão na asa"

É muito engraçado. Veja até ao fim, mesmo que não perceba inglês.
A avestruz, dir-se-ia que tem "um grão na asa" :)
E ainda dizem que devemos comer coisas naturais! Ele há cada coisa natural!
video